Pesquisar

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

Seguidores

Leia-Inportante

Todos os links , arquivos e vídeos que se encontram nesse blog,estão hospedados na internet,somente indico onde se encontra,não hospedo nenhum software que seja de distribuição ilegal ou viole os direitos autorais.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Manual Para Culto Infantil - 2

Como Organizar um Culto infantil?

Realizar um culto infantil não é tarefa fácil.

Ao contrario do culto dos adultos o culto infantil precisa de um planejamento mais amplo.por isso esta organização deve ser antecipada .

A primeira ação a ser tomada e formar uma equipe especifica para culto infantil.

como-elaborar-um-culto-infantil-64-638

como-elaborar-um-culto-infantil-65-638

como-elaborar-um-culto-infantil-66-638

Dicas Importantíssimas para o dirigente do Culto:

Dirigir o culto infantil não é somente escolher e cantar com as crianças as músicas, ou fazer “gracinhas” para elas. Louvar com música cantada é somente uma das formas de cultuar.

Há outras maneiras:

·        Planeje antecipadamente os períodos do culto onde você pedirá para a congregação se levantar e se sentar.

·        Em pé a voz sai melhor, por isso as músicas de exaltação devem ser preferencialmente cantadas em pé. Músicas mais introspectivas, reflexivas, de confissão de pecados, arrependimento… combinam com uma atitude mais introspectiva, sentados ou eventualmente ajoelhados.

·        Na escolha da sequência das músicas, considere essa combinação conteúdo-estilo para que a congregação não fique sentando e levantando continuamente.

·        Se quiser explicar a música ou fazer algum comentário, explique a música primeiro e só então peça para todos se levantarem (não fique falando muito com todos em pé).

·        Se a música for nova, cante a 1a vez sentados e se julgar apropriado, que se levantem na 2a vez. Não peça para o povo se levantar para cantar uma música desconhecida

·        Use algum texto de adoração, que fale sobre atributos de Deus, que conduza ao louvor.

·        A leitura bíblica faz parte da celebração. Não se esqueça que o culto é de todos para Deus, por isso opte pela leitura em uníssono (todos juntos) ou responsiva (o dirigente lê um versículo e a congregação o seguinte).

·        As orações normalmente incluídas no culto são: de abertura / invocação, consagração de ofertas, intercessão pelos visitantes, encerramento do período de louvor e intercessão pelo pregador.

como-elaborar-um-culto-infantil-67-638

      

    Segue abaixo os procedimentos úteis para a organização do culto infantil:

1)agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja

2)Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.

Faça dramatizações utilizando fantoches, sermão ilustrado, louvores e coreografias, ou convite uma pessoa de fora para pregar para as crianças. Todos nós gostamos de novidades, passe ao preletor o tema do culto, ou deixe Deus tocar no coração dele para Ele trazer a Palavra necessária.

3) “Separar” as crianças que estarão participando ativamente do culto e “conversar com os pais”

4) Envolva os pais no trabalho direta e indiretamente.Forme com eles uma equipe intercessores

5)Faça programação do culto:

Roteiro para culto infantil dominical.

O culto é composto de uma série de ações. São atos conjugados, praticados pelo adorador, que em conjunto formam o culto. São indispensáveis ao culto verdadeiro:

1)Recepção :  A recepção das crianças é muito importante. Receba-os com muita alegria, preparando uma atividade de quebra-gelo que proporcione um ambiente agradável a todos. Como exemplo, convide uma criança para relatar fatos, experiências e situações que estiveram envolvidas durante a semana.

1A) Abertura - Oração. Pelo dirigente.

2) Louvor: Inicie o culto com cânticos. Oriente-as que Deus nos dá motivos de alegria e louvor, bem como as vozes para adora-Io. As atividades relacionadas com a música dão mais satisfação as crianças. Quando bem conduzidas, constituem um excelente recurso para o aprendizado da Palavra de Deus.

3) Oração - Enfatize a importância de uma criança realizar a oração. As crianças precisam conhecer o eu valor, pois a oração tem vencido obstáculos, guerras e curado enfermidades de todas as espécies e ressuscitado mortos.

4) Leitura Bíblica - A Bíblia deve ser apresentada sempre no início, com muita reverencia à Palavra de Deus. A Bíblia é muito diferente de outros livros porque para ser compreendida é preciso a iluminação do Espírito Santo.

5) Memorização de Versículos - A memorização de versículos é de valor eterno, pois a Palavra é viva e eficaz. Só ela da o conhecimento de Deus. A Palavra memorizada conduz à criança a salvação ( 1 Pd 1.23). Versículos decorados podem livrar os pequeninos de pecar (Sl 119.9) e prepara-los para pregar as Boas-Novas aos coleguinhas (1 Pd 3.15), e fortalecer a fé (Sl 119.28).

Para ser apresentada, confeccione uma grande Bíblia de papelão e coloque em local de destaque. Na hora da memorização do versículo,retire uma tira de papel com o texto escrito em letras grandes.

Confeccione também faixas com palavras coloridas, para que cada grupo etário fale uma, ao final todos falam juntos. Escolha o texto de acordo com o tema do culto. O dirigente deve saber o texto de cor, como o seu significado; leia o texto diretamente da Bíblia. Explique as palavras difíceis.  Explique o ensino principal do versículo de maneira clara e objetiva. Use um método diferente para a repetição do versículo, e repita sempre com a referência.

6) Especial - Esta é uma atividade para descontrair e alegrar as crianças. É para ficar com aquele gostinho de "quero-mais". Faça uma rápida apresentação dramatizada com algumas crianças ou professores, utilizando fantoches ou um musical animado com louvores conhecidos.

7) Testemunhos - Os testemunhos são uma forma de gratidão pelo amor de Jesus em curar enfermidades, salvar, abrir portas de emprego para os pais, resolver problemas difíceis na família e levar a vitórias no boletim escolar. Enfim, os testemunhos irão glorificar ao Senhor, edificar as crianças, desenvolver a confiança em Deus e motiva-Ias a caminhar na estrada da fé.

8) Oferta - A oferta faz parte do culto. Quando nada se oferta a Deus, o culto não pode ser perfeito. "E ninguém apareça vazio perante mim", Ez 23.15. Um culto sem oferta é um culto antibíblico, pois as ofertas representam a expressão de gratidão do adorador. As crianças precisam aprender que quando se recebe de Deus, devemos dar daquilo que Dele recebemos.

Relacione para os pequeninos a utilidade das contribuições: fazer construções, ofertar as famílias carentes, comprar bancos, cadeiras, pagar a luz, água, materiais em geral para a igreja, auxilio pastoral, comprar materiais de limpeza e higiene etc. Sempre leia para elas antes de ofertar um versículo sobre a importância da contribuição.

9) História bíblica - Muitos líderes são excelentes contadores de histórias porque trouxeram consigo esta aptidão; outros precisam adquiri-Ia através de muito esforço e preparo. Sem dúvida, é possível ser um bom contador de histórias, basta gostar de ler, gostar de crianças e reconhecer a importância da história para elas.

A pessoa responsável pela história precisa estar consciente de sua importância. Deve transmitir as emoções através da voz sem gritar e sem falar muito baixo. Falar com clareza, utilizando uma linguagem simples e objetiva; evitar repetições desnecessárias, pois chamam atenção da criança. Por isso tome cuidado com os chamados "tiques" de linguagem, como por exemplo: certo, ma!? Então, aí, entendeu?

10) Perguntas bíblicas - Tem por finalidade proporcionar as crianças momentos de alegria que enriquecem o conhecimento bíblico e dinamizam o culto ao final da história.

Convite para decisão - Ao apresentar a mensagem salvadora as crianças, devemos convida-las para que aceitem Jesus como o seu Salvador. Esse momento é importantíssimo, então o apelo deve ser claro. Os pequeninos precisam entender o seu significado. É recomendável que um material visual apropriado seja utilizado: cruz, céu, igreja, coroa etc.

11) Distribuição de lembrancinha e lanche - Crianças gostam muito de receber lembranças, mesmo que sejam simples. O lanche também é recomendável porque elas estão em fase de crescimento, por isso estão sempre comendo.


Roteiro para Culto Infantil Especial realizado Bimestral ou Trimestralmente .

Lembre esse culto e realizado no templo no horário normal de culto .A organização deve antecipada agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja para não causar tumulto . Você deve abrir a visão da sua igreja e do seu pastor da importância deste culto e da participação dos pais.

Como as crianças aprenderão a se comportar na igreja se ela estiver vazia? Ela não assimilará que está havendo um culto,tenho a presença dos pais ,a criança se sentirá motivada.

          Antecipadamente, veja as crianças que estarão recebendo oportunidade. Após a escolhe, chame os pais e fale da responsabilidade que a criança terá no momento do culto infantil (muito importante colocar os pais como intercessores), e nunca deixe de ter em mãos a programação do culto, com o nome das crianças que irão participar. Lembre-se que eles são “os donos do culto”, logo, eles que deverão receber as oportunidades do começo ao fim.

Use-as com empenho seja para cantar hinos, leitura da bíblia, louvores, fantoches, teatros, coreografia, auxilio, para segurar visuais, recolher ofertas, etc.

18:30 h

Oração.

Sim nós adultos devemos ser referência para as crianças, chegando cedo e ensinando-as a dobrar o joelhos e a orarem a DEUS. Não há milagres e atuação de Deus em nossas vidas sem uma vida de oração, precisamos deixar este legado aos nossos filhos e a igreja do daqui a pouco!

19:00 h

Inicio com hino a Harpa ou Cantor Cristão

(duas crianças são escaladas para abrir o culto cantando os hinos)

19:30 h

Leitura bíblica

(uma criança faz a leitura).

Oração         

(uma criança faz a oração).

Ficar junto da criança para que ela realize a leitura e a oração dá segurança a ela, evitando que ela fique tímida e nervosa.

19:40 h

Apresentação dos visitantes

Pastor local faz as apresentações, ou o dirigente do culto do infantil.

19:45 h

Canta-se um corinho para os irmãos e crianças se cumprimentarem-se.

Um bom momento também para recepcionar os visitantes.

20:00 h

Um auxiliar da equipe de louvor da abertura a parte dos louvores (em um dos louvores faz-se a coleta da oferta, duas crianças recolhem a oferta).

Este espaço é dedicado especialmente as crianças que desejam louvar, o ideal é fazer uma ESCALA antecipada com as devidas programações, exemplo: quem vai orar, ler, cantar, recolher a oferta e etc..

20:30 h

Pregação

Geralmente convidamos um membro do ministério infantil ou mesmo o pastor para trazer a mensagem Bíblica destinada ás crianças e aos adultos, que pode ser usado vários recursos didáticos e isto fica a critério do preletor, uma vez que a palavra seja dedicadamente a vida da criança bem como á sua aplicação diária e com fundamento bíblico aplicado.

Sugestões

Histórias Bíblicas no Data Show, 

Transparências (retroprojetor),

Fantoches

Representação pessoal (a pessoa que conta a historia se apresenta como personagem Exemplo: Historia do Cego de Jericó, a pessoa se faz de cega e representa o cego para as crianças)

E muitas outras que vocês já devem saber...

21:00 h

Encerramento,

Pastor encerra a reunião com oração e avisos da semana.

21:10 h

Na saída as crianças recebem doces/balas ou outro brinde surpresa, como espécie de "incentivo pela sua presença no culto.

No próximo post teremos histórias,cartazes ,decoração e muito ideias para ajuda-los a realizar o culto infantil.Até lá.

0 comentários: