Pesquisar

Acessos

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

Seguidores

Leia-Inportante

Todos os links , arquivos e vídeos que se encontram nesse blog,estão hospedados na internet,somente indico onde se encontra,não hospedo nenhum software que seja de distribuição ilegal ou viole os direitos autorais.

domingo, 10 de maio de 2015

Manual para o Culto Infantil

big_aaec8d1c144edcd49de811de3000b90a

  Tenho recebido muito pedidos de programação para Culto Infantil .Então vou iniciar uma seria de post com sugestões de Temas e Mensagens .Mas Antes de qualquer coisa devemos ter noção do que acontece em um culto infantil, qual a importância do culto e como organizar este culto..

O que não é o Culto Infantil .

Culto Infantil não é Cultinho. Esta expressão “cultinho”, nos dá a entender que estamos lidando com coisas inferiores, sobra de culto, culto menor, ou de “culto de mentirinha”, de que estamos brincando.Que esse momento foi criado para que as crianças fiquem distraindos ou “vigiandos” enquanto os pais assistem tranqüilamente o culto e sejam cheios do espírito santo de Deus.

O Culto Infantil  assim como no culto dos adultos é um grande momento de louvor, adoração e recebimento da Palavra de Deus e totalmente diferente da Escola Dominical.

Por que fazer culto Infantil?

          E através do culto infantil que mostramos a criança a importância de termos cuidado, e reverência na casa de Deus: como não correr, comer dentro da igreja, brincar no púlpito, andar no momento da pregação ou no momento da leitura bíblica, a importância de ofertar, etc.

         Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil. Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não consegue “ficar quietos” durante o culto ou tirar os olhos do celular . Isto porque não foram preparados, não foram aptas a reverenciar e cultuar á Deus. Fico muito triste quando vejo as pessoas se movimentando a toa na igreja, passeando pra cá e pra lá. Muitas pessoas ficam duas, três horas no cinema pra assistir um filme, ou fica sentado no computador conectado á internet horas e horas, que se bobear esquecem até de comer. E porque três horas de culto ficam com uma sede insaciável ?

Levantam na hora da pregação, de cinco e cinco minutos para ir ao banheiro, beber água e comprar bala...

Tenho certeza que se essas pessoas tivessem sido ensinada desde pequena a cultuar ao Senhor, nada disso aconteceria em nossas igrejas. É lastimável vermos reverência total que se tem na igreja católica, enquanto em igrejas evangélicas é uma conversa tremenda dentro da igreja, que muitas vezes o pastor é obrigado a chamar a atenção no púlpito usando o microfone.

          O culto infantil, como dito anteriormente, deve ser uma ponte que encaminha a criança a se preparar para o culto dos adultos e ter a visão de ter a igreja como um santuário. Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, podemos destacar:

a)   Permite uma facilidade para integração das crianças com “o culto dos adultos”

b) Possibilita á criança uma participação direta no culto, seja: lendo a bíblia, tirando oferta, cantando, orando, etc.

c)   Cria integração entre o pastor e as crianças.

d) É uma forma didática de ensinar á criança algumas doutrinas importantes, como dízimo, batismo, apresentação de crianças, etc.

e)   Dá á criança uma auto-valorização.

          Devemos destacar aos pais e membros da igreja a importância da presença deles no culto para essa valorização crescer no coração da criança. Como elas aprenderão a se comportar na igreja com a igreja vazia?

           Um outro fato importante de fazermos um culto infantil é o fato de usar a linguagem da criança. A palavra de Deus mal interpretada pela criança pode acarretar sérios problemas quando estiver adulta. Eu conheço um homem que hoje deve estar com 45 anos que se desviou da casa do Senhor quando entrou na adolescência porque um obreiro quando ele era pequeno mandou ele ficar do lado de fora da igreja para um adulto sentar. Isso é um absurdo!!!!

A bíblia diz que “ai daquele que fizer um deste pequenino tropeçar”,

Atribuições do Culto Infantil

· Preparar e conduzir dominicalmente um culto para crianças de até seis anos , semelhante ao culto dos adultos, com adaptações pertinentes de linguagem e forma.

· Ensinar as crianças sobre a importância da adoração dominical.

· Ensinar as crianças a aproximarem-se de Deus através da oração e dos cânticos, e a ouvirem a voz do Senhor na pregação, respondendo com amor, gratidão e obediência.

· Ensinar as crianças como devem desfrutar e se comportar no culto dominical.

· Auxiliar as crianças a compreender e desfrutar de cada uma das partes da liturgia.

· Estimular as crianças a convidar outras pessoas para o culto.

· Prestar ao Conselho, relatório anual de suas atividades.

A equipe do Culto Infantil trabalha considerando os seguintes aspectos:

· O Culto Infantil tem ensinar as crianças sobre a importância do culto e oferecer-lhes um espaço de adoração com o qual elas se identifiquem.

· O Culto Infantil, que tem a mesma importância do culto dos adultos, é realizado com reverência e seguindo o mesmo padrão litúrgico.

· O Culto Infantil é diferente da Escola Dominical, por enfatizar a prática da adoração litúrgica bíblica.

Assim como no culto dos adultos, a pregação, estruturada em linguagem acessível, é o elemento central do Culto Infantil.


Quando fazer o culto infantil?

          Na minha visão, o trabalho pode ser dividido em duas partes.A primeira parte e o Culto Infantil Dominical (Esse e o culto realizado no mesmo momento dos adultos)  e a segunda parte o Culto Infantil Especial (Esse realizado no templo junto com os adultos) realizado bimestral ou trimestral, sabe porquê? As crianças necessitam que toda igreja participe do culto infantil, se este culto for mensal acaba virando rotina na igreja, e todos nós sabemos que quase não se tem igrejas com a visão ministerial de crianças, logo, você não terá o apoio que necessita para realização do culto infantil.

Se for feito bimestralmente, toda a igreja poderá abraçar a ideia e você terá um prazo maior de divulgar o culto através de folhetos, cartazes e convites.

Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto. Você deve abrir a visão da sua igreja dada importância deste culto e da participação dos membros, pois como a criança aprenderá a se comportar num culto se a igreja estiver vazia? Ela não assimilará que é um culto....tendo os pais presentes a criança se sentirá motivada....(aquele velho ditado, faça o que eu falo mas não o que faço)

    Antecipadamente, escolha as crianças que receberão oportunidade no culto.

Ex : quem vai fazer a oração inicial ,quem vai ler a bíblia, tirar oferta, etc muito bom/ vale treinar antes

Após escolher as crianças, chame os pais para falar com eles a responsabilidade que a criança vai ter durante a ministração do culto.(muito bom colocar os pais como intercessores/ jejuando)

Antes de tudo, veja quem será o preletor do culto, então faça uma programação.(se for possível e o pastor concordar. Prepare uma criança ou mesmo o professor (a) para ministrar a mensagem, pode ser uma história ilustrada/flanelógrafo/encenada pelas crianças. Os adultos gostam muito, fica marcado, sempre lembrando de enviar convites para os não salvos).

É muito importante termos uma programação para o culto, pois é ali que você terá o nome das crianças que receberão oportunidades.

No próximo post estarei ensinando a planejar ,montar uma programação base e muito mais ……

0 comentários: